Força Jovem completa cinco anos

DANÇA DE RUA BRASILO Movimento Força Jovem, com sede no Bairro Senhor dos Montes, em São João del-Rei, comemorou, nos dias 29 e 30 de agosto, o seu 5° aniversário. Com o tema “Cinco anos de solidariedade, igualdade e fraternidade” o grupo promoveu o Evento Força Jovem, no Teatro do Campus Santo Antônio, UFSJ. A programação não poderia ser diferente. Grupos jovens de rap, capoeira, dança de rua, dentre outros, mostraram seus talentos.
No primeiro dia, o evento terminou com a apresentação da bateria do Força Jovem. Já, no segundo dia, aconteceu o batizado das crianças do grupo Oficina da Capoeira, que faz parte do projeto.

Trajetória
Foi com o objetivo de reduzir a criminalidade e conscientizar os jovens da comunidade que os jovens Rodrigo dos Passos Cipriano e Igor Sandim fundaram o Movimento Força Jovem, em 21 de agosto de 2004. Segundo o atual presidente, Rodrigo Cipriano, o Movimento surgiu “numa época em que o índice de criminalidade entre jovens era altíssimo, sendo o bairro Senhor dos Montes um dos mais violentos”.
Desde então, a ONG já atendeu, diretamente, mais de 200 jovens, crianças e adolescentes, através de oficinas de capoeira, teatro, dança de rua e forró. Além das oficinas, o Movimento promove palestras e campanhas sócio-educativas para toda a comunidade. Hoje conta com o apoio de voluntários e atende crianças e jovens em três oficinas, que funcionam na Escola Estadual Idalina Horta Galvão e na Sede do Cruzeiro, time do bairro.
Dentre as atividades estão oficinas: de dança, capoeira, percussão, pré-vestibular comunitário, campanhas de arrecadação de alimentos, de livros, bloco de carnaval, eventos sócio-educativos como feira literária, “onde fazemos doações de livros para comunidades”, festival de pipas e torneios de dança.
De acordo com Rodrigo Cipriano, o Movimento, nestes cinco anos de atividades, “se tornou um dos mais atuantes na cidade, mas não sendo uma entidade reconhecida sozinha, tendo vários parceiros e apoiadores, que neste tempo, tem não só ajudado o movimento como, também, as comunidades onde a entidade faz trabalhos sociais”. E finaliza: “O Força Jovem completa seu quinto aniversário com muita alegria e com o sentimento de dever cumprido”.

Mirante do Cristo
Desde 2004 que o Movimento Força Jovem realiza atividades sociais, no bairro do Senhor dos Montes e outras localidades. A mais recente ação da ONG tem sido a Campanha de Revitalização e Valorização do Mirante do Cristo. Lançada no dia 1º de maio de 2009, ainda não obteve nenhuma resposta das entidades governamentais. O Movimento faz o pedido para que revitalizem o Mirante do Cristo, “que foi fundado em 1942 e hoje está abandonado”, comentou Rodrigo Cipriano.

Marcadores:

Postar um comentário

[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget