VII Encontro de Dança de Rua em João Pessoa

VII Encontro de Dança de Rua em João Pessoa Dias 27 e 28 de setembro no Teatro de Arena da FUNESC teremos mais uma edição do Encontro de Dança de Rua, realizado pelo Coletivo Tribo Éthnos, que comemora dezoito anos de existência.



Realizados pelo Coletivo Tribo Éthnos, grupo que desde suas origens e antes delas tem trabalhado a cultura Hip-Hop como um dos seus elementos, os Encontros de Dança de Rua em João Pessoa foram nos últimos três anos, a maior referência na área e um espaço muito importante para divulgar e difundir esta modalidade de dança em toda a Paraíba e fora dela. Grupos do interior da Paraíba, das capitais como Recife, Natal e Fortaleza já se fizeram presente e muitos outros grupos de todo o Brasil têm mostrado interesse em participar do evento.

Veiculados no canal de vídeos mais importante da Internet, o Youtube, os vídeos dos três primeiros encontros chegaram atingir a marca de mais de 100.000 visitantes, mostrando o grande crescimento que a dança de rua está tendo no Brasil, seguindo a tendência do mundo inteiro que já há muitos anos assumiu a dança de rua como uma das expressões artísticas mais importantes da contemporaneidade, organizando grandes eventos como o International Battle of The Year na Alemanha (com edições nacionais em vários países como Coréia do Sul, Japão, Espanha, Itália, França, China, Taiwan, Israel, Tailândia etc., e no Brasil com uma edição ano passado e uma agora em agosto de 2008), o R16 na Coréia do Sul, o Juste Debout, Chelles Battle Pro, Total Session, Dance Delight e outros na França, o Freestyle Session em vários países e mais recentemente o Red Bull BC One que acontece todo ano em um país diferente (no Brasil aconteceu em 2006 em São Paulo, Capital).

Tudo isso evidenciando as danças como Locking, Popping e Breaking (o tripé do que comumente se chama dança de rua original) como verdadeiros fenômenos culturais que teve suas origens nas periferias dos EUA, mas que ganhou as periferias de todo mundo e chegando às grandes Cias de dança contemporânea, grandes casas de espetáculo, teatros, cinema, documentários, textos acadêmicos, enfim, todos os espaços (ganhando premiações em festivais e revelando uma nova leva de artistas antes desconsiderados pelo Mainstream) e trazendo à tona a grande importância da cultura Hip-Hop como linguagem renovadora e transformadora das culturas juvenis e das artes nos últimos anos.

Acreditando nisso tudo e na busca por parcerias cada vez mais promissoras e na possibilidade de fazer crescer cada vez mais este evento e torná-lo parte importante do calendário cultural de João Pessoa e colocar definitivamente a Paraíba na cena da dança de rua em todo o Brasil, estamos trabalhando desde dezembro do ano passado para fazer o VII Encontro de Dança de Rua em João Pessoa que acontecerá em setembro deste ano firmando uma parceria com a Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (FUNESC).

Desta vez ao invés de apenas um dia, o evento acontecerá em dois, sendo o primeiro dia destinado a realização de um seminário pela manhã às 9:00h com o tema: “Conceitos e origens da dança de rua” por MC e DJ Spider (um dos pioneiros da Cultura Hip-Hop em Pernambuco), B-boy Pacheco da velha escola (Recife City Breakers/PE) e Vant (Coletivo Tribo Éthnos, um dos pioneiros da Cultura Hip-Hop em João Pessoa). As apresentações dos grupos com suas coreografias começam às 15:00h e vai até às 22:00h do sábado e o segundo dia no domingo será destinado para as Batalhas de Breaking, Funky Styles (Locking e Popping) e outros estilos no formato Battle All Styles (“Batalha de Todos os Estilos”) e no sistema All Battle All (“Todos contra Todos”, onde não rola premiação e sim celebração, ninguém perde, todos ganham) das 14:00h até às 22:00h. Em ambos os dias haverá um intervalo de uma hora e meia para não perturbar a realização da missa na igreja católica ali perto do Teatro de Arena.

A MC Kalyne Lima (dos grupos Afronordestinas e Realidade Crua) foi convidada para fazer o Hosted juntamente com Vant (serão os anfitriões). O Djing/Turntablism (a arte da discotecagem) ficam por conta dos DJ’s Spider e Beto de Recife (PE) e DJ Guirraíz de João Pessoa. As bailarinas da Cia Lunay de Dança de Ventre e Estilo Tribal sob a direção de Kilma Farias farão uma performance especial no dia 27.

Os Grupos participantes do VII Encontro de Dança de Rua em João Pessoa são:

Klose Dancers (Alagoa Grande/PB), Recife City Breakers (PE), Recife Force Crew (PE), Zona Norte Break (Recife/PE), Nação Break (Recife/PE), Break Panic Crew (Recife/PE), N'Face Street Dance (Alagoa Nova/PB), Turma do Bairro, Things Of Street, ADM Crew, 1ª Fórmula Break Art's Crew, Tribo Éthnos e Jovem Tribo, Nino Brown e Dancin' Days (João Pessao/PB), HipHop Free Style (Cabedelo/PB), Black Power New (Mamanguape/PB), Krazy Dance (Areia/PB), Back Street Dance (Picuí/PB), The Titãs Crew (Gurinhém/PB), Vivarte The Boys (Remígio/PB), B-boys Fênix (Sapé/PB), Power Move Crew (Campina Grande/PB), Dance Charme (Campina Grande/PB), B-boys Crazy of Dance (Campina Grande/PB), Challenge Style Crew (Natal/RN), Ceará Bboyz King (Fortaleza/CE), C.F.B. Girls (Salvador/BA), MS Force Break (Campo Grande/MS).

Para ver os vídeos do I, II e III Encontro convidamos a uma visita nos canais da Tribo Éthnos:

Site: www.triboethnos.org

Orkut da Tribo Éthnos:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=10949916177789404566

Orkut dos Encontros de Dança de Rua em João Pessoa:
http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx?hl=pt-BR&tab=w0

Marcadores:

Postar um comentário

[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget