BÁRBARA BARBOSA
Da reportagem local
Com vários representantes na região, a dança de rua finalmente conquista seu espaço em Mogi. Uma vez por mês, a Secretaria de Cultura abrirá as portas do Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) para o "Danciarte", projeto idealizado pelo dançarino Márcio Pial que visa a reciclar o cenário de dança urbana na região.
Programado para acontecer sempre no segundo domingo do mês, o projeto terá início hoje, às 15 horas. A entrada é franca e aberta ao público, que poderá conferir duplas de dançarinos, DJs e grafiteiros, entre outras atrações. Vários grupos da região, como Die Hard Crew, de Suzano, B. Boy Combatentes, de Itaquá, e Guild Style, de Mogi, já confirmaram presença.
A cada edição, um estilo diferente de dança de rua será homenageado pelo projeto. No primeiro encontro, o destaque fica por conta do break boy, ou simplesmente b-boy. "Essa é a dança no chão, com giros acrobáticos", explica Pial. Haverá, ainda, outras modalidades, como o popping, que se baseia na técnica de contração e relaxamento dos músculos aliados a movimentos e poses do dançarino, e o locking, que tem fundamentos no funk original, com movimentos geralmente amplos e rítmicos sincronizados com a música. "O popping é a dança do Michael Jackson, já o locking é o estilo mais antigo de dança de rua", diferencia o idealizador.
Além das apresentações de dança, o "Danciarte" abre espaço também para a música, com a participação de Djs renomados, como Bali, de Mogi, e Niko, de Suzano. Haverá ainda uma exposição de grafite com trabalhos de Fabrício Bozer, conhecido grafiteiro mogiano que já trabalhou com as bandas Charlie Brown Jr. e Racionais MCs. "Temos muitos artistas bons na cidade que acabam indo mostrar seu trabalho em outros locais. A ideia é reforçar a dança de rua da região e fazer do Ciarte um espaço para os jovens", diz Pial.
Batalhas
A cada edição, o "Danciarte" promoverá uma batalha entre dançarinos de rua, que serão previamente convidados. A primeira disputa será entre duplas de b-boys. Os vencedores receberão R$ 200.
O Ciarte fica na rua Dr. Ricardo Vilela, 69, centro. Mais informações pelo telefone 4725-3341.
Postar um comentário
Olá a todos!
O ZineZeroZero apresenta : GBCR Forma e Informa.
Trata-se de um jornal dedicado ao cenário b-boying,
com agenda de eventos, cobertura de campeonatos,
resultados e trajetórias dos principais nomes
do Hip Hop nacional.
É o boletim-teste da parceria entre
o Poeta Xandu e
a Gang de Break Consciente da Rocinha!
Aceitamos críticas e sugestões!
Enviem para o email [ gdbdbdg@gmail.com ]
suas dicas, batalhas regionais e
incluiremos sua cidade neste mapa!
Um salve a todos os B-boyz e B-girlz!
Poeta Xandu e GBCR
ZineZeroZero
Porque tudo começa do zerØ________
__________e pro zerØ até pode voltar.