Baixar Documentário Style Wars – 1982


Baixar Documentário Style Wars – 1982, Baixar Breakdance, Mp3, Bboy
Bboy Download - Documentário Style Wars – 1982

Style Wars, foi um nome que sempre esteve presente no meu pensamento desde o início nestas andanças do graffiti. Recordo-me bem de ter lido uma entrevista ao lendário SEEN e a referência que este, no documentário “Style wars” era considerado um dos melhores writters naquela altura (King of the Kings).E eu lá fiquei com o bichinho a perguntar-me cá dentro o que seria o tal Style Wars.


Os tempos passaram e vim a saber que se tratava de um documentário acerca de graffiti e há pouco menos de um mês vi-o pela 1ª vez, e fiquei completamente deliciado com o o que vi. Está realmente fantástico pois contrapõem perspectivas dos writters, dirigentes autárquicos, policia, críticos de arte, jornalistas, simples transeuntes, utentes do metro de Nova Iorque e até uma mãe de um writter. E daqui surge o título”Style Wars” pois deve-se à oposição de opiniões entre os writters e Nova Iorque inteira e a competição interna entre os ele, num jogo de afirmação pessoal perante os seus pares, logo existiu uma guerra entre os writters e o resto da cidade e a sua própria guerra de estilos.


Todo o documentário tem um fio condutor excelente e todas as explicações estão muito bem colocadas, obtidas de um trabalho bastante pormenorizado e rigoroso.
O graffiti é devidamente enquadrado na cultura HipHop, são apresentadas as 4 vertentes com especial realce para o B-Boying, em que surge a competição entre entreRockSteady Crew e Dynamic Rockers,o djiing e Mciing são apresentados quase como um só e o graffiti, era sem dúvida alguma, a “ovelha negra da família”, isto é, aquela que causava maior controvérsia.


Tudo começa na década de 70 em Nova Iorque por Taki 183 que inscrevia nas paredes o seu tag, ( nª era correspondente ao nª da sua porta), e acabando com este a ser conhecido em toda a cidade, pode-se dizer que a moda pegou e a partir daí foi um festival de tagging, surgindo outros nomes como Papo 184,Junior161,Cay161,Stitch I, e duas raparigas Barbara62 e Eya62.A partir daí podemos designar a década de 70 como a década dos pioneiros e de desenvolvimento de estilos.


Uma nota especial, Taki 183,cronologicamente,não foi primeiro mas sim aquele que alcançou maior notoriedade tal como o documentário relata.


È-nos demonstrado diferentes perspectivas de vários writters com destaque paraSkeme,Seen,Dondie,Case2,Dez mais conhecido actualmente por Dj Kay Slay e o detestado CAP.


È captada toda a preocupação de uma mãe e a sua oposição as actividades do filho(Skeme), mas não é por isto que este deixa de o fazer, sendo completamente sincero com a sua mãe, não omitindo o seu estatuo de writter e as suas opiniões bem traçadas.
Seen e Dondie tinham grande reputação, tudo graças aos seus trabalhos e no documentário aparece-nos SEEN com colaboração de DUST na elaboração de um grande “Fame”.


Case2 era um caso sério de talento pois só possuía um braço, o que não o impedia de ter uma vocação notável para o graffiti, sendo altamente respeitado no meio pelo seu estilo fantástico, por vezes praticamente ilegível, mas de uma qualidade tremenda.
DEZ na altura possuia uns tenros 16 anos e fazia-se acompanhar por TRAP de 14 anos, ambos se distinguiam pela sua juventude, mas em toda a filmagem surgem elementos que se destacam pela sua juventude e conhecimento profundo do graffiti em Nova Iorque.
E deixo para o final, CAP, o mais controverso e de entre todos aqueles que pertenciam aquela realidade, era simplesmente o mais detestado porque tinha uma personalidade muito forte e peculiar, e uma postura perante o graffiti muito diferente de todos os outros.


Por suas palavras, ele diz-nos que as suas preocupações estéticas e qualitativas naquilo que fazia eram completamente secundárias, o que interessava é a quantidade, o seu lema era “Mais e mais”, ou seja, não interessa a maneira como o faz mas sim a quantidade e foi aqui que começou a ser detestado pois o seu lema levava-o a crossar tudo e todos, por vezes certos writters tinham acabado de pintar as suas cenas e mesmo antes de os comboios irem para circulação já as pinturas estavam crossadas, o que causa uma sensação de frustração enorme e um desperdiçar de recursos para aqueles que levavam a actividade a sério. CAP não tinha quaisquer remorsos, nem sequer arrependimentos, pois era a sua postura e ele próprio não se designava “Graffiti artist” mas sim “Graffiti Bomber” e também por “King of Bombing”.


O documentário descortina também o preconceito que os writters eram todos negros e hispânicos e que também existiam muitos brancos a fazê-lo, retrata igualmente as primeiras galerias de arte a exporem graffiti e a oposição do Mayor Koch e das autoridades(MTA) à actividade ilícita dos witters e todas as suas estratégiass desde campanhas publicitarias, vedações duplas com arame farpado, cães entre as vedações e limpeza regular das carruagens. Tudo isto contribuiu para o decréscimo das pinturas e o ‘bombing’ em ‘Trains’ passou a ser preterido e começou-se a procurar outros suportes mais viáveis.


Estas medidas serviram eficazmente para diminuir a actividade dos ‘graffiti writters’ em comboios mas isso jamais iria acabar com o graffiti, tal como comentaram os intervenientes no documentário, pois este já fazia parte da cidade e já se tinha tornado numa imagem de marca para todo o mundo e partir daí foi-se reformulando e expandindo até ser aquilo que é hoje, apesar de todas as inciativas de abafá-lo.


Para terminar deixo uns versos que vi numa parede à uns anos
‘Graffiti é arte
Arte é cultura
Tentam abafa-la
Mas ela perdura!!!’

Assista ao Trailer



Nota final:Filme imprescindível de ser visto…


Para desconpactar estes arquivos precisa do programa que pode baixar neste link: FileInfo


Links para Download


  1. Style Wars - Parte 01
  2. Style Wars - Parte 02
  3. Style Wars - Parte 03
  4. Style Wars - Parte 04
  5. Style Wars - Parte 05
  6. Style Wars - Parte 06
  7. Style Wars - Parte 07
  8. Style Wars - Parte 08



Bboy Download, Baixe os Melhores CD's e DVD's de Break Dance.

Marcadores:

Postar um comentário

Olá! Infelizmente os links estão todos fora do ar.
Onde posso encontrar o documentário com legendas PT-BR para download?
Abç

[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget