Dia Internacional da Dança no Santa Roza

Uma programação especial será desenvolvida a partir desta quarta-feira (28), no Teatro Santa Roza, para lembrar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril: a Mostra de Talentos em Dança, que acontece até a próxima sexta-feira (30) com exposições, oficinas e espetáculos, proporcionando momentos de aperfeiçoamento para bailarinos e de entretenimento e lazer às pessoas que se interessam pela arte da dança. Duas mostras, uma competitiva e outra profissional, são os destaques da programação.

As atividades já começaram nesta terça-feira (27), com o início de três workshops: ‘Metodologia para professores de Baby Class - Método Royal’, ministrado por André Silva (SP); ‘Dança Contemporânea’, por Joyce Barbosa (PB), e ‘Sapateado’, Alessandra Melo (SP). O workshop acontece de 27 a 29 de abril, no Teatro Santa Roza.

A Mostra de Talentos em Dança terá uma abertura simbólica nesta quarta-feira, às 19h30, com a bailarina, coreógrafa e professora da Escola de Dança do Teatro Santa Roza, Denilce Regina, homenageada do evento. Antes, às 18h, no hall do Teatro, terão início as exposições sobre a vida e a arte de Denilce e de artigos de dança. A partir das 19h, serão apresentados três espetáculos com coreografia da homenageada: ‘As Cangaceiras’, ‘Mulher Rendeira’ e ‘Frevança’.

O presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Maurício Burity, fará a abertura oficial da mostra na quinta-feira (29), Dia Internacional da Dança, às 19h, com a presença de vários nomes de destaque da cultura paraibana. Após o pronunciamento, será lançado o informativo ‘Parahyba na Dança’, seguido por vários espetáculos de Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Sapateado, Dança de Salão, Balé Popular, Dança Flamenca, Dança de Rua e Dança do Ventre. As apresentações serão intercaladas pela entrega da premiação aos três primeiros lugares da Mostra de Talento.

A Mostra de Talentos, que será realizada no primeiro dia do evento, é específica para academias, escolas de dança e turmas iniciantes. Os três premiados receberão medalhas e brindes e ficam selecionados para participar, como convidados especiais, da Mostra Criatividade em Dança Porta do Sol, que vai acontecer em agosto deste ano. O classificado em 1º lugar participará da Mostra Estadual de Teatro e Dança da Funesc. Já a Mostra Profissional, que acontece nesta quarta-feira, não é competitiva e reúne 14 companhias de danças profissionais e atuantes em toda Paraíba.

Na sexta-feira (30), último dia do evento, a programação será desenvolvida pela manhã. Às 09h00 haverá um debate sobre o periódico “Parahyba na Dança”, com divulgação dos eventos dentro da Paraíba. Em seguida, será realizada uma Mesa Redonda, que terá a coordenadora de Dança da Funesc, Lilia Farias, como mediadora.

A professora, bailarina e coreógrafa Rita Spinelli vai falar sobre ‘Conferência Nacional de Dança’, e o coordenador do Núcleo de Balé Popular da UFPB, Maurício Germano, sobre ‘Movimento de Dança na Paraíba’. O tema ‘Formação Acadêmica’ ficará a cargo do coreógrafo Guilherme Schulze, do Departamento de Artes Cênicas da UFPB. O presidente da SATED-PB, Ermany Cruz, vai explicar o funcionamento da entidade. A Mesa Redonda será encerrada pela coreógrafa Denilce Regina, que vai abordar ‘A importância da Competitividade em Festivais de Dança’.

Postar um comentário

[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget