Grandes nomes da Dança - Musical: Jack Cole

DANÇA DE RUA BRASIL Jack Cole: Um pioneiro do Jazz Dance

O Jazz Dance hoje tem resquícios de um dos pioneiros do jazz dance e poucos fizeram sua marca sobre a técnica de jazz. Muitas vezes usamos a técnica de Bob Fosse, Jerome Robbins e / ou Jack Cole. Todas as três técnicas existem ainda hoje nas salas de aula de jazz de todo o país, e hoje vemos a sua marca no mundo da dança.

A maioria dos bailarinos de jazz são elegantes e tem ótima postura e movimentos criativos. A maioria dos alunos jazz musical tem um “Q” de Fosse ou do jazz dos anos 80 inspirados nos filmes musicais da época. Mas muitos não estão cientes de que Jack Cole foi um dos coreógrafos mais importantes na modalidade Jazz Dance!

Cole foi um dos primeiros coreógrafos de jazz. Ele realmente foi uma inspiração para Robbins, Fosse, Gwen Verdon e muitos outros bem conhecidos de hoje. Jack Cole começou a evoluir em sua dança jazz de musicais. Ele evoluiu o “Jazz Dance Theatre”, como coreógrafo e diretor em produções ou filmes como “Some Like it Hot, Man of La Mancha, There’s No Business Like Show Business, Gilda, Kismet e The Merry Widow.

Jack começou como bailarino de dança moderna. Ele realmente era um estudante e intérprete do Denishawn Dance Company, que foi criado pelo renomado mundo moderno, a dançarina Ruth St. Dennis e Ted Shawn. Bailarinos como Martha Graham e Doris Humphrey vieram da mesma escola.

A dança moderna se moldou a forma de Cole, mais tarde, o jazz também. Ele modificou a dança moderna para movimentos com passos de dança popularares do jazz para fazer um jazz mais técnico e artístico. Ele também participou da formação da dança moderna, com a idéia de ser “no chão”. Ele incorporou um “plie” mas baixo nas movimentações das coreografias. Este redefiniu seu estilo, que se transformou em uma técnica Bonafide. Este movimento do jazz deu uma sensação de poder e gravidade.

Depois de dançar com Denishawn Jack montou seu próprio grupo de dança. O tipo de dança que ele estava obcecado era “oriental” ou dança asiática, bem como a dança indiana, flamenco e Lindy Hop.

Mais tarde ele acabou voltando-se para os musicais. Criou vários musicais, envolvido com o Ziegfeld Follies (que é uma série bem conhecida dos musicais que moldaram o teatro musical de hoje).

Cole tinha um estilo único de dançar, ele não tinha medo de incorporar o movimento sensual, colisões em seus atos. O estilo de Jack na nova dança criativa realmente trouxe o “tabu” para fora, mas com bom gosto!

Jack Cole passou a fase de muitos filmes de Hollywood. Ele era notório por seu trabalho com Marilyn Monroe em Diamond’s Are A Girl’s Best Friend, bem como Os Homens Preferem as Loiras.

Infelizmente, muitas das criações de Jack não foram reconhecidas, tanto quanto alguns dos pioneiros do jazz, porque ele estava muito envolvido com uma produção cheia de falhas.

Jack Cole não foi conhecido fora das classes de dança, e pelos historiadores da dança, mas seu legado vive em cada classe de jazz do mundo.

Marcadores:

Postar um comentário

[blogger]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget