0

B.boy Neguin A cultura Hip Hop invadiu o Campus I da Universidade do Vale do Itajaí há pouco menos de um ano, através da Dança de Rua — uma das modalidades do projeto de Extensão e Cultura. Com o intuito de aperfeiçoar as coreografias e agregar conhecimento aos dançarinos, o B.Boy Fabiano Carvalho Lopes, mais conhecido pelo apelido Neguin, foi convidado pela professora e pesquisadora das danças que compõem o estilo Hip-Hop, Suzana Christina, para participar de alguns ensaios e prestigiar os eventos que o Grupo de Dança Univali participa.

Há cinco anos envolvido na área, Neguin é um legítimo representante do Breaking. Natural de Cascavel, no Paraná, ele tem apenas 19 anos e já percorreu o mundo competindo em países como Peru, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, além da participação no mundial R-16 cediado em Seul, na Coréia do Sul, em junho deste ano — das equipes presentes, a Tsunami Allstars, crew brasileira, alcançou o terceiro lugar.

Em uma das suas passagens pela Univali, Neguin bateu um papo com a nossa equipe e contou um pouco da sua carreira, seus projetos e como ele vê o trabalho realizado pelos dançarinos da Universidade.

Bocada Forte: Como foi o início da sua carreira na dança, os primeiros contatos?

Neguin: O primeiro contato foi baseado na internet, porque eu já praticava capoeira desde pequeno e tinha certa facilidade pra executar os movimentos que também são da dança, ritmos. O contato era difícil com o Hip-Hop em si no Brasil, a modalidade que eu faço, o Breaking, não estava muito difundida. Então começamos assistindo os vídeos e tentando imitar. Logo mais a gente foi se aprofundando e conhecendo, fazendo cursos até fora do país... Hoje no Brasil já é forte o movimento, então você pode estudar aqui mesmo.

BF: Quais são as Crews (grupos) que você participa aqui no país?

Neguin: A minha profissão é a dança breaking, o B.boy em si tem várias crews. Eu participo da Ubi Zulu Kingz, uma agência que serve para trabalhos como comerciais de TV.

Tem a crew pra competições mundiais, a Tsunami Allstars, e algumas que são para campeonatos nacionais. A gente tem os grupos, mas trabalhamos de forma individual.

BF: É possível viver da dança, depois de cinco anos?

Neguin: Dá pra viver porque é um trabalho profissional. Então começa pelo baixo, como todo mundo que dá suas aulas normais. Mas com o desempenho e o desenvolvimento de cada B.boy, podem-se fazer e participar de grandes eventos. Trabalhar por isso e correr atrás.

BF: Você tem patrocínio?

Neguin: As minhas crews são patrocinadas por algumas marcas e empresas do estado de São Paulo. Mas meu patrocínio particular é a Urban Soul.

BF: Você ganha dinheiro para viajar e participar dos eventos através das aulas e cursos que você ministra no Brasil?

Neguin: Exato. Exemplo disso, no dia 18/08 teve um campeonato em Balneário Camboriú no qual eu fui jurado. Voltando pra minha cidade tive um workshop, na outra semana teve outro em São Paulo e depois em Campinas... assim vai. A agenda está sempre lotada pra esse tipo de evento.

BF: E o mundial que aconteceu na Coréia, foi a primeira vez que você participou?

Neguin: Sim, competição mundial em grupo pra mim foi a primeira vez. Nós fomos com oito competidores e conseguimos premiação nas competições show, show case e batalhas. Mas eu já havia competido fora do país.

BF: Qual é o nível das competições lá fora?

Neguin: O nível é bem alto porque a gente tem certa dificuldade no Brasil, além de praticar a dança, muitos precisam trabalhar. Às vezes, como você perguntou antes - ´dá pra viver da dança?´ - até dá, mas quando aperta a gente dá um jeitinho, bem típico do nosso país. Lá não, é mais desenvolvido. O dançarino lá, é como um jogador de futebol, recebe só pra dançar.

BF: Como funciona o julgamento dos campeonatos?

Neguin: Normalmente são competições que se chamam batalhas, que é um versus o outro. São duas entradas pra cada um, ou três dependendo da competição, e quem executar melhor a origem da dança que são top-rocks, freezes, power-moves, footworks — que tem toda uma fundamentação — no ritmo da música é o vencedor.

BF: Quando o b-boy entra na batalha, quais são os movimentos básicos que eles julgam?

Neguin: Então, os básicos são estes que te falei. O top-rock é uma preparação mais em cima, uma execução de passos no ritmo da música. Em seguida o footwork, ele é um trabalho com os pés no chão. Você está com as mãos apoiadas no chão e trabalhando com as pernas. E daí vem a finalização que é um freeze, o bloqueio de todo o movimento. Você está no ritmo e você freeza para mostrar seu estilo, pra mostrar que foi uma coisa limpa. E o power-move que são os saltos, movimentos de alto grau de dificuldade, um exemplo é o giro de cabeça, essas coisas. Então são quatro fundamentos que a dança Breaking tem.

BF: Existe algum ranking de b-boys no Brasil, como são definidos os melhores do país?

Neguin: No Brasil os melhores estão nessa crew, a Tsunami Allstars, que é uma seleção brasileira de oito competidores. A gente escolheu oito. As pessoas mais velhas e que entendem mais da dança estão nessa seleção.

BF: Você mesmo cria as coreografias ou tem alguém dando dicas, alguma referência?

Neguin: Esse termo B.boy vem do break boy, que é o garoto que dança no break beat da música. Então isso é uma coisa bem individual, cada um tem seu estilo. Quem coreografa os movimentos somos nós mesmos, os B.boys.

BF: Trabalha com improviso, mas nas competições vocês já vão com as seqüências combinadas?

Neguin: Sim, cada um tem seu estilo e seus movimentos, mas pra competição em grupos a gente faz coreografias.

BF: Como funciona o treinamento e qual a freqüência deles? Afinal os B.boys são de cidades diferentes.

Neguin: Eu treino todo dia com o grupo que eu tenho em Cascavel. Essa crew que foi pra Coréia todos os competidores são de São Paulo, eu sou o único que é do Paraná. Quando eu tenho competições fora e viagens, me desloco pra São Paulo um ou dois meses antes, pra poder treinar com eles, me entrosar e ir pros campeonatos.

BF: Qual é o próximo evento em especial que vocês estão se preparando?

Neguin: Vai ter a Battle of the year, uma competição de show case que é na Alemanha e International Break Dance Event, que é na Holanda. Tem esses dois que são agora em setembro e outubro. Nós estamos analisando a possibilidade de ir competir lá.

BF: Sobre o Grupo de Dança Univali, de Itajaí, como que você analisa a linguagem trabalhada, com relação aos outros grupos que você assiste no Brasil?

Neguin: É uma coisa diferente o trabalho que estão desenvolvendo aqui, não é baseado apenas numa dança. Vi que têm entrosamento devido as outras modalidades que o grupo todo também pratica. Há pesquisa de músicas e estudo das danças. Eu acho legal, o diferencial é isso. Milhões de grupos fazem a mesma coisa, muda só a música, são os mesmos passos e as mesmas idéias. Então pelo que eu percebi o grupo não está muito preocupado com isso, com festivais e competições. Estão dançando pra desenvolver um trabalho próprio.

BF: Se não fosse a dança o que você estaria fazendo hoje?

Neguin: Eu estaria em alguma coisa que envolve adrenalina. Sou movido a isso. Eu já praticava lutas, se eu não tivesse conhecido a dança eu estaria nas lutas. Também sou Grafiteiro, a arte também me chama atenção. Estaria em alguma dessas áreas.


Por: Larissa Tietjen

Postar um comentário Blogger

Às vezes alguns dos servidores do RapidShare podem ficar fora do ar ou em manutenção, basta fazer download em outro horário ou tentar outros servidores. Para saber se o link esta quebrado Clique Aqui.

Para postar um comentário escolha a Opção Conta Google ou Nome/URL, logo coloque seu Nome e cole o Url acima ou um de sua preferência.
Comentários ANÔNIMOS não serão levados em consideração.

 
Top